© 2019 Designer por Julio Vallim

  

logo_low_res.png

APOIO :

Como superar a frustração musical

February 7, 2017

 

Você já se sentiu frustrado com a sua guitarra e progresso musical? Já olhou com inveja para outros músicos que tocam violão do jeito que você quer tocar? Alcançar seus maiores objetivos musicais às vezes parece fora de alcance?

Apesar de tudo,  estes pensamentos passam por sua mente de vez em quando.

Existem várias causas comuns de frustração musical:

Frustração Musical Causa # 1: Incapacidade de tocar guitarra no seu melhor na vida real.

É frustrante quando você toca consistentemente abaixo de sua capacidade máxima. Sua frustração se desenvolve a partir de saber que suas habilidades reais são muito maiores do que a sua capacidade de exibi-los na vida real.

Causa # 2 da frustração musical: Progresso musical lento

Exemplos comuns dessa frustração incluem:

• Praticar exercícios de técnica de guitarra mais e mais, mas ver pouco aumento na sua velocidade de guitarra e limpeza.

• Tentar improvisar e ser frustrado com a expressividade de seus solos de guitarra.

• Tentar escrever canções e sentir como se estivesse fora de ideias novas e criativas.

Frustração Musical Causa # 3: Sentimentos de inadequação

Comparando-se com outros músicos faz com que você se sinta mal com seu próprio violão. Isso pode danificar a sua auto - confiança e prejudicar a sua motivação para a prática de guitarra (mais sobre isso abaixo).

Solução # 2 da frustração musical: torne frustração em inspiração

A frustração pode ajudá-lo ou prejudicá-lo, dependendo de como você lida com ele.

Quando eu era um adolescente, alguns amigos meus (todos os guitarristas) e eu fomos ver Steve Vai em Porto Alegre. Depois do concerto, alguns dos meus amigos sentiram-se deprimidos. Eles estavam tão invejosos das grandes habilidades de Steve que eles falaram sobre querer parar de tocar guitarra.

Eu sinto por Steve Vai uma força inspiradora positiva maciça. Eu estava tão inspirado que fui direto para casa e toquei  durante a noite até que eu não podia manter meus olhos abertos por mais tempo.

Lição para você: Não procure evitar a frustração. Use-o para sua vantagem.

Solução # 3 da frustração musical: Foco em você mesmo

Muitos guitarristas não alcançam seu potencial musical porque sentem que não podem se comparar a outros músicos. Isto é um erro. A música não deve ser considerada um esporte competitivo. Tudo o que realmente importa é o quão bem você é capaz de se expressar.

Kurt Cobain (cantor / compositor / guitarrista da banda Nirvana) é alguém que fez um bom trabalho de se expressar em sua música. Eu digo isso como alguém que nunca gostou ou respeitou Kurt Cobain ou sua música. Embora as habilidades musicais de Kurt fossem muito limitadas, sua personalidade podia ser ouvida através de sua música. Não importava que:

- Ele não era um bom guitarrista

- Seu conhecimento da teoria musical provavelmente estava perto de zero

- Ele tocou fora de sintonia

- Ele tinha uma técnica de guitarra absolutamente descuidada

... seus objetivos musicais não exigem nenhuma das habilidades que são necessárias para a maioria dos músicos.

Kurt Cobain provavelmente não estava muito frustrado consigo mesmo musicalmente, porque ele não estava tentando ser um melhor guitarrista, compositor ou cantor do que qualquer outra pessoa. Ele não fez esses tipos de comparações entre ele e o resto do mundo da música. Concentrou-se naquilo que mais lhe importava: expressar-se.

Lição para você: pare de se comparar com os outros. Estabeleça metas significativas para si mesmo e persiga-as com paixão implacável. Procure as ferramentas e os recursos para alcançar seus objetivos o mais rápido possível. Não se preocupe com os objetivos de outras pessoas - concentre-se em si mesmo.

Aprenda como se expressar facilmente e tocar guitarra com emoção.

Solução # 4 da frustração musical: Melhore seus métodos da prática da guitarra

Frustração musical acaba quando você faz o progresso consistente em todas as áreas de aprendizado de tocar guitarra. Frustração ocorre quando seu progresso é lento e inconsistente. Use frustração como feedback que lhe diz o que não está funcionando em sua prática de guitarra. Em seguida, tome medidas para melhorar os seus métodos de prática de guitarra e avançar para o próximo nível em seu jogo.

Etapas da ação para você:

Lembre-se que ninguém está imune a alguma frustração ... nem mesmo os melhores músicos do mundo.

Pare de comparar-se a outros guitarristas e músicos. Estabeleça metas específicas para si mesmo que inspiram você a praticar guitarra todos os dias.

 

Quando você se sente frustrado, identifique o que está causando sua frustração. Identificar a causa correta de sua frustração ajuda a gerenciá-lo da maneira correta.

 Encontrar um tutor/coacher na música é fundamental para guiar seus estudos na música e manter seu foco!!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Aluno do Mês - Geovane Barbosa

December 31, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes