© 2019 Designer por Julio Vallim

  

logo_low_res.png

APOIO :

Guitarreando #1 - Técnicas de Palhetada

April 25, 2017

PALHETADA (Técnicas)

 

Olá pessoal, tudo bem? hoje iremos tratar sobre um assunto de extrema importância na arte de  tocar guitarra: a palhetada! 

Um dos pontos fundamentais para que se exerça um bom domínio do instrumento baseia-se na habilidade do guitarrista com a palheta, este torna-se um ponto fundamental no estudo para qualquer guitarrista, não importando o estilo que este queira seguir.

PALHETADA ALTERNADA

A técnica de palhetada parece fácil num primeiro momento, pois consiste apenas em palhetar cada nota tocada em um sentido, mas ao contrário do que possa parecer esta torna-se característica fundamental no bom guitarrista, seja para tocar bases ou mais importante ainda no solo. A seguir vão alguns exercícios que se bem treinados darão ao guitarrista um bom domínio sobre esta técnica.

 

cada nota será executada com palheta alternada, começando com a palhetada para baixo. Pode ser treinado em movimentos de subida e descida.

 

Observe os ritornellos, sinais de repetição, quando não está explícito o número de vezes que se deve repetir o compasso toca-se duas vezes. Como trata-se de um exercício deve se repetir várias vezes. Após unir os compassos tocando apenas uma vez cada.

 

 

 

 Observe os dedos em pé, atingindo a cabeça do dedo na casa do braço. Sempre palhetando cada nota em um sentido.

 

 

SWEEP ( Aproveitamento de palheta )

 

A técnica do sweep, ou aproveitamento de palheta, consiste de aproveitar o sentido das notas executadas para que se possa atingir um efeito de maior velocidade em frases. Também nos arpejos ( assunto tratado mais a frente ) para que se possa tirar um efeito sonoro bastante melódico.

 

As notas da volta devem ser palhetadas com aproveitamento em sentido contrário.

 

 

 

 

Esperam que tenham gostado, pessoal. Bom estudo!

Todas as terças-feiras, um artigo novo aqui meu sobre guitarra, teoria, música e afins.

 

Abraço a todos!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Aluno do Mês - Geovane Barbosa

December 31, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes